Você já sabe que os alimentos que comemos influenciam o nosso corpo. Mas eles podem ter muito mais do que uma simples influência no funcionamento do nosso cérebro. O humor, a motivação e a performance mental estão intimamente ligados aos alimentos que ingerimos. Um exemplo disso é um tipo de gordura encontrado mais frequentemente em peixes, conhecidos como ácidos graxos ômega-3.

Os ácidos graxos ômega-3 são conhecidos por serem componentes fundamentais da membrana externa das células cerebrais. É através dessa membrana que todos os sinais nervosos fluem.

Estudos mostram que o consumo regular de ômega-3 está ligado aos seguintes benefícios: boa concentração e memória, motivação, boa coordenação motora e neutralização do estresse.

Além de todos esses benefícios para o cérebro, o ômega-3 ainda atua na redução dos níveis de triglicérides e, consequentemente, ajuda reduzir os riscos de doença do coração.

As principais fontes de ômega-3 são os peixes de águas profundas e frias: arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau, truta e também os óleos de peixe.

Outras importantes fontes de ômega-3 são as sementes e o óleo de linhaça, castanhas e nozes, vegetais de folhas verde-escuras e óleos vegetais, como o azeite, a canola e o óleo de soja.

Mas a moderação no consumo também é importante. Recomenda-se a ingestão de pelo menos duas porções de peixe por semana. É importante também lembrar que os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados. Não se deve fritá-los, pois este processo elimina o ômega-3.

Alguns peixes são pobres em ômega-3, como a tilápia, que contém quantidades de ômega-6 semelhantes à carne vermelha. Atualmente ele é largamente comercializado nas farmácias na sua forma concentrada em cápsulas, algo que ainda não foi avaliado pela ciência.

Fonte: Vila Mulher